Na última sessão camarária, os vereadores aprovaram por unanimidade o PL do Executivo que institui o Plano de Diretrizes para a regularização na implantação de vias rurais. Além de identificar as 30 vias implantadas na zona rural, a redação especifica as diretrizes para as estradas que passaram a estar dentro do perímetro urbano. Foi aprovada ainda a emenda proposta pela Comissão de Justiça e Redação, que acrescenta um artigo revogando a Lei anterior, de 1996, que trata do mesmo assunto. O PL, com nova redação, será encaminhado ao prefeito para ser sancionado.
Clodoaldo agradeceu ao prefeito que acolheu suas indicações para instalação de sistema de som no velório. “Para a Unidade Mista de Saúde, o prefeito propôs a instalação de um painel luminoso com indicador de senhas, que serão distribuídas entre os pacientes”, contou o vereador.
Clodoaldo reafirmou também uma indicação feita no início do ano para regularização da calçada do prédio inacabado na rua Joaquim Mendes Pereira: “aquela calçada está horrível. Para piorar, fica no Centro da cidade, em frente a Prefeitura. Precisamos de medidas urgentes em busca de uma solução”.
Florindo fez uma indicação pedindo a instalação de ventosas nos hidrômetros das edificações residenciais e comerciais de Saltinho. A vereadora Mônica Taranto sugeriu que o equipamento também seja instalado nos prédios públicos. “Esse item impede que o relógio que controla a entrada de água vire com a passagem de ar. Em Piracicaba e Rio das Pedras a Prefeitura instalou essas ventosas e faz a manutenção sem custos ao contribuinte. As pessoas estão pagando pelo ar que entra em suas residências ou comércio e não somente pela água. A água chega ‘tossindo’ por causa do ar”, explicou Florindo. A vereadora Lurdes Torina ressaltou que “se a conta vier acima do consumido e o contribuinte provar que a conta está errada com o extrato de meses anteriores, será descontado o valor cobrado indevidamente”. Para Helinho Bernardino, porém, não é esse o caso: “a questão não é pagar a mais e sim pagar por algo que não foi consumido”. Florindo encerrou a discussão afirmando que “quem ganha com essa medida é o povo, quem nos elegeu”.
Em conjunto com o vereador Helinho Bernardino, Florindo pediu a realização da dedetização dos bueiros públicos, redes de esgoto e demais locais que sirvam de criadouros para ratos, baratas e outros insetos. “Essa foi uma proposta que elaboramos na terça-feira da semana passada, mas a Prefeitura se adiantou e começou a ação nesta segunda-feira. Por isso, agradecemos ao prefeito”, disse Florindo.
Giba Packer contou que o Jornal de Piracicaba publicou recentemente sobre o atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Piracicaba onde, segundo o jornal, havia fila de espera de 6 horas, com 100 pessoas na fila. “Piracicaba é uma cidade bem mais, com arrecadação maior também e tem esses problemas. Comparativamente, aqui em Saltinho estamos muito bem atendidos na saúde.”
Helinho Bernardino indicou a construção de um poço artesiano para atender a demanda de abastecimento de água, especial para os bairros Nossa Senhora Aparecida e Azaleias.
Lurdes Torina sugeriu a construção de um reservatório de água tratada, com capacidade de armazenamento maior do que o já existente. “Essa é uma medida necessária para uma cidade que está crescendo, é algo pensando no futuro.”
Em outra indicação, a vereadora solicita que seja feita a divulgação por meio de carro de som quando houver a realização de dedetização de bueiros públicos e redes de esgoto. “Assim serão evitados problemas, pois as pessoas poderão fechar os ralos de suas casas ou até mesmo deixar suas residências enquanto o serviço é executado”, explicou.
Além disso, Lurdes contou que recebeu resposta da empresa de telefonia Vivo/Telefônica sobre os problemas com linhas fixas de Saltinho. “A Vivo fez pesquisa na cidade ligando para as pessoas, verificou qual era o problema e fez a manutenção no dia 31 de agosto. Depois dessa data na recebi mais reclamações sobre esse assunto”, relatou.
Também nesta semana a vereadora Lurdes encaminhou ofício para a concessionária Rodovia das Colinas e para a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) pedindo a abertura de entrada para os bairros Azaleias e Nossa Senhora Aparecida pela rodovia Cornélio Pires. O documento também foi encaminhado ao deputado estadual Campos Machado, solicitando apoio à causa. “O prefeito esteve em São Paulo também em busca dessas melhorias para a cidade.”
Publicado em: 18 de setembro de 2013
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.